Wifi por raios infravermelhos já é dez vezes mais rápido que o tradicional

Wifi por raios infravermelhos já é dez vezes mais rápido que o tradicional

Uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Universidade Tecnológica de Eindhoven, na Holanda pode levar a outro patamar o que consideramos internet de alta velocidade.

Trata-se de uma tecnologia de WIFI que transmite os dados por meio de raios infravermelhos, mais ou menos como acontece com o compartilhamento entre dispositivos por meio de Bluetooth – sem demorar aquela eternidade para completar o envio de um único arquivo.

Com a nova tecnologia, basta fixar antenas no tecto do local onde a conexão funciona. Eles emitem luzes vermelhas, que são recebidas pelos dispositivos ali existentes para que a conexão seja estabelecida. Durante os testes em laboratório, a velocidade de download atingiu a marca de 42,8 GB/S em aparelhos que estavam posicionados a uma distancia de 2,5m da antena, sendo que só um raio vermelho foi disparado.

No entanto, a tecnologia de WIFI por meio de infravermelho funciona somente para downloads, não sendo capaz de substituir a tecnologia actual para realizar uploads. Porém contar com raios infravermelhos é o fato de que essa luz não é capaz de passar por meio de paredes.

Apesar dessa dificuldade, uma vantagem da tecnologia é que cada dispositivo conta com um raio de luz independente – ou seja, a conexão não desacelera ao conectar diversos dispositivos de uma só vez na mesma rede. Os pesquisadores pretendem disponibilizar a tecnologia para o mercado dentro de pelo menos cinco anos.

Comentários

comentáros

LEAVE A COMMENT

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.